Zergio

Avaliações Judiciais - Porto

Âmbito
Tradicionalmente associada às avaliações ligadas ao processo de expropriações, a expressão “Avaliações Judiciais” tem vindo a alargar as temáticas que aborda, muito por força do momento económico que vivemos, em que os processos judiciais envolvendo a insolvência de empresas e particulares tem vindo a ganhar relevo nos processos de avaliação conduzidos no âmbito dos Tribunais.
Para além disso, a actual contenção nas obras públicas e o crescente interesse nos processos de reabilitação urbana, têm vindo a alterar os contextos em que os avaliadores ligados ao processo de expropriação, quer aqueles ligados às listas permanentes dos Tribunais da Relação, quer os nomeados pelas partes. Neste contexto, as avaliações mudam-se de um contexto mais rural ou periurbano para o centro histórico das cidades, em que é frequente a reorganização dos espaços com recurso a planos de pormenor com sistemas de perequação, complexificando os cenários de actuação do avaliador.
O presente Curso de Especialização em Avaliações Judiciais vem dar uma resposta às necessidades de formação decorrentes destas alterações. Divide-se em quatro módulos abordando diferentes temáticas, sendo sempre estes dados numa perspectiva multidisciplinar, das áreas jurídicas, do planeamento urbano e da avaliação imobiliária.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Para além do método expositivo para transmissão de conhecimentos, privilegiam-se os métodos activos, nomeadamente o método dos casos.
Face aos objectivos e características dos participantes, pretende-se que a actividade destes seja em si própria uma contribuição para a aprendizagem, com implicação activa no processo.
Neste contexto, privilegia-se a dinâmica interactiva com os participantes, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de análise das situações e consequente actuação.
Também como objectivo de ligação à actividade de Avaliações Judiciais, o corpo docente do presente curso conta com a participação de experientes profissionais do sector, para além dos docentes da ESAI.
Objectivos
A pensar nesses casos, apontam-se os seguintes objectivos:
• Aprofundar a compreensão teórica e prática sobre as várias vertentes das avaliações judiciais;
• Dar a conhecer os princípios jurídicos das expropriações, segundo o seu fim;
• Compreender os diversos papeís do avaliador nas diferentes fases do processo expropriativo e as diferentes implicações de cada um deles;
• Desenvolver competências para a elaboração das diversas peças requeridas ao avaliador no processo expropriativo;
• Dar a conhecer as novas práticas de gestão urbanística e a relação com as estimativas de valor, em processos de reabilitação urbana;
• Desenvolver competências para a intervenção em processos judiciais de insolvência e civis;
Destinatários
Peritos Avaliadores das Listas Permanentes dos Tribunais da Relação e outros que participem em processos expropriativos; Peritos avaliadores que pretendam desenvolver a sua actividade em processos de insolvência ou outros processos judiciais; Advogados e Juristas que pretendam aprofundar os seus conhecimentos sobre estas temáticas e melhorar a sua compreensão sobre o papel do Perito Avaliador num processo judicial.
Horário:
• Sábados das 9h30 às 18h00

Carga horária
O curso está estruturado em 4 Módulos
• 82,5 horas
Preço e Informações
Preço: Propina de Frequência €1530,00

Documentação

01.

Programa

Adobe Pdf Reader

02.

Inscrição

Win Word

03.

Calendário

Excel

Observações: