Zergio

MBA em Gestão Imobiliária e de Resorts Turísticos

Objetivos
  • Transmitir os principais conceitos que atualmente estão subjacentes ao estudo do fenómeno turístico, nomeadamente os associados à caracterização da oferta e da procura turística, bem como das respetivas incidências geográficas;
  • Entender os fundamentos do comportamento do consumidor e avaliar a sua importância na procura turística;
  • Avaliar a importância dos indicadores estatisticos ligados à quantificação da procura turística;
  • Conhecer os modelos que explicam o processo de tomada de decisões para o consumo turístico;
  • Contextualizar a importância das novas tecnologias de informação e comunicação;
  • Definir as grandes tendências do turismo internacional e nacional.
  • Conteúdos Programáticos
    1. Conceitos, definições e indicadores da procura turística
    2. O sistema das estatísticas de Turismo
    3. O comportamento dos consumidores e os aspetos determinantes da procura
    4. As grandes tendências do turismo internacional
    5. A oferta turística
    6. O turismo e as novas tecnologias de informação e comunicação
    7. O mercado turístico
    Metodologia de Ensino
    A metodologia de ensino desta unidade curricular basear-se-á em componentes teóricas e práticas. No primeiro caso, assegurará a transmissão fundamentada de conteúdos e saberes pertinentes para os objetivos estabelecidos, complementada pelas leituras bibliográficas recomendadas, através das seguintes estratégias:
    exploração de diapositivos, interação com os estudantes, em debates e discussões sobre as temáticas desenvolvidas, análise e interpretação estatística e de mapas, e aprofundamento da análise suportada pela bibliografia. Na componente empírica, será desenvolvido um trabalho de pesquisa sobre os Mercados Turísticos, elaborado individualmente e orientado pelo docente, complementado por um guião com a respetiva estrutura.
    Créditos
    Esta unidade curricular confere 5 ECTS

     

    Documentação

    01.

    Programa

    Adobe Pdf Reader

    02.

    Inscrição

    Win Word

    03.

    Calendário

    Excel

    Financiamento

    A ESAI possui um protocolo de colaboração com o Santander Totta que prevê condições de acesso a financiamento muito especiais para os alunos dos MBA´s e Formação Especializada. Poderá consultar aqui as condições de financiamento oferecidas pelo Santander Totta.

    Condições de Financiamento