Testemunhos | Testemunho Fernando Santos

Aluno do 2º Ano da Licenciatura em Gestão Imobiliária (2017)

Integrado profissionalmente desde logo muito jovem no setor bancário, nos tempos prósperos das atividades bancárias, estive ao longo de 27 anos de experiência nesta atividade ligado diretamente à área do crédito Imobiliário e, como diretor de agência muito focado na apreciação da viabilidade económica de projetos de investimento imobiliário.

Adquiri, desenvolvi e consolidei conhecimentos específicos desta área. Paralelamente, foi aumentando o meu interesse por aumentar a dedicação a estas matérias.

Não satisfeito tão somente com o contacto dos contextos documental e instrumental dos processos, em 2003 comecei a ter maior interesse na compra, venda e reabilitação de imóveis.

Com o desenvolver da experiência nesta área, senti necessidade de melhorar os meus conhecimentos e de adquirir novas competências, para além das académicas de base que já tinha na área financeira.

Escolhi especificamente a Licenciatura em Gestão Imobiliária da ESAI pelo seu conteúdo curricular. O facto de esta se realizar em horário Pós-Laboral constituiu em si igualmente um atrativo. O investimento dos custos apresentados também me pareceram razoáveis perante a oferta formativa, quer como complementaridade às outras formações técnicas ou superiores ou como uma primeira experiência.

Rapidamente, a facilidade de contactos, o apoio logístico dos serviços administrativos, a receção e a integração na escola, aumentaram o meu interesse e motivação.

O corpo de docentes é excecional. Admito, excedeu as minhas expetativas. O grau de exigência é elevado mas considero-o proporcional à relevância das matérias lecionadas. As áreas mais técnicas apresentam maiores dificuldades e exigem mais dedicação e rigor no estudo.

A possibilidade de flexibilizar a frequência das aulas com a assistência à distância facilita a gestão do tempo. As alternativas nos métodos de avaliação, entre a avaliação continua, a realização de exame ou elaboração de trabalhos, são boas oportunidades para o aluno gerir as suas próprias capacidades de estudo e trabalho.

O ritmo de trabalho é um desafio irrecusável, sempre com companheirismo e boa disposição.

As instalações da escola e dos equipamentos técnicos proporcionam boas condições de aprendizagem. A gestão administrativa da escola, dos materiais académicos disponíveis, bem como a disponibilidade de todos os colaboradores têm sido um apoio determinante e positivo.

Agora, dedicado integralmente à atividade imobiliária como investidor e consultor, sinto-me ainda mais seguro das minhas competências, as quais sinto serem reconhecidas no mercado de trabalho, por terem também a ESAI como referência.

Para todas as atividades profissionais é necessário ter os conhecimentos adequados, no entanto, considero que para se ser um bom profissional, é necessário adquirir as respetivas competências técnicas e consolidar as mesmas com a prática.

Faz parte da minha forma de estar, considerar que a minha ambição pessoal, a minha prudência de gestor e a minha responsabilidade de consultor, determinam o meu empenho nesta melhoria contínua, de forma a poder acompanhar as exigências dos mercados, financeiro e imobiliário, o ritmo das mudanças e a atualização das oportunidades de oferta e de procura. E nesta perspetiva, a ESAI tem sido não só uma mentora, mas também uma parceira.

Tem sido um desafio. Metaforicamente, comparo este percurso à condução de um automóvel. Antes eu passava o tempo, cautelosamente, a olhar pelo espelho retrovisor e agora estou mais tempo a olhar para a frente, sem deixar de usar o espelho retrovisor. A obtenção de conhecimento e compreensão da informação, têm sido ferramentas que permitiram que os meus resultados melhorassem.

Eu estou muito satisfeito e recomendo a ESAI. É, sem dúvida, uma Instituição que se distingue pela formação especifica, que se destaca pelas atividades científicas e de desenvolvimento tecnológico na área do Imobiliário, sempre a pautar por uma política de qualidade.

Atentamente
Fernando Santos, Aluno Nº 931

Voltar à página Testemunhos